Valorizar o reconhecimento do património local

 

A ardósia em Valongo é por excelência uma matéria-prima nobre, tradicional, com potencialidades plásticas e técnicas muito acessíveis, sendo importante incutir nos alunos, numa abordagem integrada, a vontade de melhor conhecerem esta matéria-prima para a poderem trabalhar, valorizando simultaneamente o reconhecimento do património local e desenvolvendo competências com base na experiência.
 
Estando em causa a formação de cidadãos atuantes, é necessário consciencializar os alunos para a importância da preservação desta tradição, incentivando o seu poder criativo e de intervenção no meio. Visto atualmente a produção lousífera estar mais virada para a produção industrial, corre-se o risco de perdermos a tradição da exploração expressiva da ardósia, nas técnicas artesanais.
 

Com a introdução desta área artística opcional, de caracter obrigatório, pretende-se que o aluno desenvolva a perceção estética através da produção de objetos plásticos em ardósia, e, simultaneamente, o entendimento e intervenção numa realidade cultural/local à qual a escola não deve ser alheia.